quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Atividade 4_3


Leitura, reflexão e discussão sobre mídia-educação.

Como professora regente da 2ª série do ensino fundamental me vi a frente, no ano de 2010, com um grande desafio. O desafio consistia em elaborar um planejamento de ensino voltado para uma sala de aula composta de alunos com várias necessidades educacionais especiais.
Faziam parte da turma um portador de deficiência auditiva, uma aluna PC, um aluno paraplégico com Hiperatividade e Transtorno de Atenção, e dois com deficiência intelectual, para 03 deles havia apoio de professores especializados (que naquela oportunidade eram orientados a não interferirem em hipótese alguma nos trabalhos da professora regente, no caso Eu), que atuavam como meros expectadores do meu trabalho, um trabalho solitário, infrutífero e sem graça.
Inconformada com tal situação decidi buscar novos caminhos para alcançar a compreensão dos meus alunos e dentre todas alternativas que pesquisei, optei por reiniciar meu trabalho preparando minhas aulas em slides, associando ao conteúdo curricular  fotos dos meus alunos,  gifs animados,  filmagens do processo onde desenvolvíamos as atividades e utilização de outros software educativos com joguinho, quiz, paint, entre outros.
A  mudança no modo de preparar minhas aulas consolidou novos comportamentos em minha turma, pois estimulou a percepção áudio, tátil e visual dos meus alunos, promoveu a auto-estima e a valorização da identidade individual e coletiva e, ainda,  sutilmente  instigou a participação dos demais professores no processo de ensino-aprendizagem da turma como um todo.
Na minha pratica, tal mudança consolidou novos comportamentos, desmistificando a inacessibilidade do uso das mídias na educação, em especial para crianças em processo de alfabetização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário