PROJETO “ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL”
- JUSTIFICATIVA
Entre os fatores que influenciam no crescimento e desenvolvimento da criança e na preservação de sua saúde, cabe à alimentação um lugar de importância indiscutível. A formação de hábitos alimentares saudáveis nas crianças começa com o estimulo e a conscientização dos próprios alunos sobre os alimentos que consomem. Com esse objetivo, a turma do 2º ano, sob nossa orientação, desenvolverá durante o terceiro bimestre Projeto Alimentação Saudável. Durante o projeto serão realizadas diferentes atividades, dentre as quais, a construção da pirâmide alimentar e a comparação da alimentação diária de cada estudante com a alimentação proposta na pirâmide. Os estudantes terão a oportunidade de refletir sobre o assunto através de leituras orientadas, pesquisa sobre os benefícios das frutas na alimentação, e troca de idéias com os colegas sobre o aprendizado. As crianças também terão a oportunidade de assistirem as aulas em forma de slides - Power Point, com a Turma da Mônica e depois criar sua própria história utilizando o site http://www.maquinadequadrinhos.com buscando informações sobre Alimentação Saudável.
A culminância do projeto acontecerá quando os alunos participarem das brincadeiras ludo pedagógicas, oportunidade em que também serão avaliados.
Espera-se, ao término do projeto que cada um dos envolvidos possa interessar-se pelo cuidado com a própria alimentação, sabendo escolher alimentos saudáveis nas horas das refeições, tornado-se mais conscientes e comprometidos com sua saúde.
- Objetivo Geral:
Possibilitar aos alunos o conhecimento mais específico sobre os diferentes tipos de alimentos: energéticos, reguladores, construtores e gorduras extrtas, alertando-os para a importância de uma alimentação balanceada.
3. Objetivos Específicos:
- Aumentar a conscientização quanto à importância de uma boa alimentação para se manter a saúde e se resistir às doenças.
- Conhecer os nutrientes básicos dos alimentos a fim de possibilitar a escolha correta na hora da alimentação
- Estimular a reorganização do paladar para o consumo de frutas, legumes e verduras, desmistificando a crença que são “ruins”;
- Metodologia:
1ª etapa:
Inicialmente faremos a leitura da Histórinha “Fada do Pomar” para que os alunos percebam que é preciso experimentar os sabores dos alimentos apreciando as características peculiares de cada um, seja este sabor doce, amargo, azedo, salgado ou insosso. Ao término da leitura vamos propor a confecção de três desenhos ilustrativos, o primeiro da história “Fada do Pomar”, o segundo representando a alimentação que cada um consome no dia-a-dia e o terceiro representando alimentação que a escola tem oferecido aos alunos.
Fixaremos os desenhos em cartazes que ficarão expostos dentro da sala-de-aula.
Na sala de Tecnologia os alunos reproduzirão os desenhos com auxilio do Paint.
2ª etapa:
Num segundo momento os alunos assistirão aula em vídeo, na STE, para isso utilizaremos os vídeos: Doki de onde obtemos as frutas? ; Doki descobre as frutas; Conhecendo os alimentos com o Sr. Banana; eleição dos alimentos e Educação Nutricional – SP Alimentação , todos estes vídeos podem ser encontrados no site do Youtube.
3ª etapa:
Os alunos confeccionarão máscaras de frutas, verduras e legumes (morangos, alface, tomate, abacaxi, cenoura) para colorir e utilizá-las no decorrer do projeto quando necessário, usando-as como subsidio de memorização dos conteúdos.
4ª etapa:
Ainda utilizando os recursos da STE, faremos uma apresentação de slides com o conteúdo, protagonizado pela Turma da Mônica, tendo como referência a personagem comilona - Magali.
De volta para sala-de-aula, faremos uma reflexão sobre o tema avaliando os cartazes elaborados na primeira etapa do projeto, ressaltando os pontos positivos e negativos observados em nossa alimentação.
5ª etapa:
Bingo dos Alimentos: 1ª rodada solicitar que sejam marcados os alimentos que fazem parte do grupo dos energéticos (pães, massas, cereais, mandioca, batata). Na 2ª rodada os alimentos que fazem parte do grupo dos reguladores (frutas e legumes) e, assim, sucessivamente. Podendo haver variações nas jogadas.
Modelo de cartela: nomes de alimentos misturados aleatoriamente, vencerá quem cumprir primeiro a exigência.
Pão Energéticos | Ovos Construtores | Abacate Reguladores | Chocolate Gorduras extras |
Alface Reguladores | Leite Construtores | Macarrão Energéticos | Beterraba Reguladores |
Carne Construtores | Cenoura Reguladores | Refrigerante Gorduras Extras | Mamão Reguladores |
Na mesma oportunidade confeccionaremos uma pirâmide em papel manilha, bem ampla, para que ao ser colocada no chão todos os alunos possam visualizar e contribuir com seu conhecimento, ou seja, serão trazidas pequenas porções de alimentos dentro de saquinhos ou vasilhas (arroz, feijão, macarrão, açúcar, frutas, verduras , legumes, leite, ovos, carne, chocolates, balas e refrigerantes) os quais deverão ser colocados nos lugares correspondentes.
6ª etapa:
Para finalizar os alunos, com ajuda da professora e convidados, prepararão três mesas de alimentos. Mesa com toalha Azul os alimentos energéticos que devem ser consumidos em maior quantidade durante o dia. Mesa com Toalha Verde os alimentos reguladores. Mesa com Toalha amarela os alimentos construtores e Mesa com Toalha vermelha os alimentos que possuem alto teor de gorduras e conservantes, os quais devem ser consumidos esporadicamente.
- Materiais Utilizados:
Papel sulfite, Lápis de cores variadas, cola, fita adesiva, cartolinas, caneta hidrográfica, E.V.A., pedaços de T.N.T, Porções de alimentos, sacos plásticos.
- Avaliação:
O Professor avaliará a aprendizagem dos alunos no decorrer do projeto e ao termino observando-os durante a preparação da mesa com os alimentos.
- BIBLIOGRAFIA
Xuxa -- Salada de Frutas -- Videoclipe Oficial
http://www.youtube.com/watch?v=7KFHoX872eg&feature=related
Doki Descobre - Onde Obtemos as Frutas?
http://www.youtube.com/watch?v=yMn2MhTmBlg&feature=related
Fruta é Bom Demais.mov
Anastácio – MS 28 de julho de 2011.
Nely Anderson
Nenhum comentário:
Postar um comentário