quinta-feira, 7 de julho de 2011

Atividades módulo 3

3.1 CONTEXTUALIZANDO A MUNDANÇA: DA TEORIA À PRÁTICA
Dentre as estratégias utilizadas para favorecer um ambiente de livre expressão e rico em criatividade é "ouvir atentamente meus alunos, considerando sua fala como uma oportunidade fecuda para a interação e troca de conhecimentos".
As tecnologias entram nesse processo quando por meio delas posso estabelecer um ambiente de reflexão e interação com o tema abordado.


3.3 PLANO DE AULA

CURSO ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC
CURSISTA:
Módulo: Currículo, Projetos e Tecnologias.
Atividade: 3_3
Turma 1 - Aquidauana
Tutora: Elis Regina de Paula


IDENTIFICAÇÃO
Escola Estadual “Maria Corrêa Dias”
Disciplina: Geografia
Ano: 2011
Tema: “TRÂNSITO: somos responsáveis por ele”
Professora: Nely de Souza Malheiros Anderson

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula:
  • Resgatar conhecimentos prévios sobre o trânsito.
  • Ampliar conhecimentos sobre os sinais de trânsito.
  • Identificar os sinais de trânsito mais usados na sua cidade.
  • Conhecer o trabalho realizado pelo órgão público que cuida do trânsito em sua cidade.
  • Identificar-se como um agente em potencial no trânsito.
  • Desenvolver atitudes responsáveis em relação ao trânsito.
  • Acessar o link www.atividadeseducativas.com.br / Quiz sobre o transito.
Duração das atividades:
6h/a de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Para realização desta atividade foi necessário identificar as noções básicas sobre o transito que os alunos vivenciam em sue cotidiano.

Estratégias e recursos da aula:
A aula será planejada e desenvolvida seguindo as etapas abaixo:
Num primeiro momento faremos um levantamento sobre as nossas impressões sobre o Trânsito: O que é?  Quem faz parte dele? Quem são seus protagonistas?
Após esgotar a participação dos alunos esclarecer o significado de transito, qual seja, “.. é o espaço onde acontece o movimento de pessoas, veículos e animais,” ... “é um espaço coletivo de convivência e por isso, é necessário que haja respeito e compreensão entre seus agentes.”
Num segundo momento solicitar que os alunos acessem o link www.atividadeseducativas.com.be / Quiz sobre trânsito e fazer as atividades sugeridas.
Quando for oportuno, em meio a outras atividades, cantar a musiquinha , com objetivo de estimular a reflexão sobre o tema.
Motorista
Música: Meu Lanchinho

Motorista, motorista!
olha apista, olha a pista!
Não é de salsicha,
Não é de salsicha!
Não é não, não é não!

Motorista, motorista!
olha o poste, olha o poste!
Não é de borracha,
não é de borracha,
vai bater... já bateu!

Professor proponha um passeio em volta da escola para observar o trânsito e as sinalizações na porta da escola. Instrua os alunos que durante o trajeto deverão ficar atentos à sinalização das ruas.
Logo após, apresente os seguintes questionamentos:
TRÂNSITO É O MOVIMENTO DE PESSOAS E DE VEÍCULOS NAS RUAS, NAS ESTRADAS  E NO AR, NESTE CASO CHAMA-SE TRÁFEGO AÉREO.  
TEMOS QUE SABER O SEGUINTE:
 COLOCAR A VIDA DOS OUTROS EM PERIGO É UMA INFRAÇÃO GRAVÍSSIMA, POR ISSO SE TODOS APRENDEREM NA INFÂNCIA OS DEVERES E DIREITOS NO TRÂNSITO VIVEREMOS COM MAIS HARMONIA E SEGURANÇA.

QUEM É QUEM NO TRÂNSITO?
1.      QUANDO UMA PESSOA ANDA A PÉ PARA IR DE UM LUGAR PARA OUTRO, ELA É CHAMADA DE PEDESTRE.
2.      QUANDO UMA PESSOA DIRIGE UM CARRO ELA É CHAMDA DE MOTORISTA.
3.      QUANDO UMA PESSOA OCUPA UM LUGAR DENTRO DO VEÍCULO, ELA É CHAMADA DE PASSAGEIRO.
4.      QUANDO UMA PESSOA DIRIGE UMA MOTO ELA É CHAMADA DE MOTOCICLISTA E
5.      QUANDO UMA PESSOA ANDA DE BICICLETA ELA É CHAMADA DE CICLISTA.
VOCÊ SABIA QUE OS PEDESTRES E OS CICLITAS TAMBÉM PRECISAM APRENDER REGRAS DE TRÂNSITO?   AÍ  VÃO ALGUMAS DICAS:
  1. crianças devem sempre andar e atravessar a rua acompanhadas de um adulto;
  2. os pedestres devem caminhar na calçada e longe da rua; os pedestres devem olhar várias vezes para os dois lados antes de atravessar a rua;
  3. as crianças devem brincar em áreas seguras como parques e jardins;
  4. nunca atravessar a rua por trás de ônibus, carros, árvores e postes onde os veículos em movimento não podem nos ver;
  5. os pedestres devem usar roupas claras em dias chuvosos e á noite para que os motoristas os vejam;
  6. os motociclistas e ciclistas devem usar capacetes; os motoristas e passageiros devem usar cinto de segurança; etc.
atenção!!!          ESTEJAM  ATENTOS À ESTES SINAIS DE TRÂNSITO.

                                                          
Semáforo para veículos         Semáforo para pedestres               Faixa de Pedestres



DEVEMOS TER ALGUNS CUIDADOS NO TRÂNSITO, PARA NÃO CAUSAR ACIDENTES, TAIS COMO:
1.       EVITAR BRINCAR  E ANDAR DE BICICLETA NO MEIO DA RUA ;
2.      USAR O CINTO DE SEGURANÇA;
3.       ANDAR NAS CALÇADAS E ATRAVESSAR AS RUAS UTILIZANDO AS FAIXAS DE SEGURANÇA, QUANDO NÃO HOUVER FAIXA, OLHAR BEM PARA OS DOIS LADOS PARA VER SE NEHNUM CARRO SE APROXIMA;
4.      OBEDECER AOS SINAIS DE TRÂNSITO E AO POLICIAL;
5.      PEDIR PARA O PAPAI OU A MAMÃE NÃO OCUPAR AS VAGAS DE DEFICIENTES E TAMBÉM
6.      USAR A EDUCAÇÃO PARA CORRIGR POSSIVEIS INFRAÇÕES.
TRÂNSITO TEM QUE SER COM CONSCIÊNCIA E RESPEITO. EDUCAR A SOCIEDADE SOBRE AS LEIS DE TRÂNSITO É DEVER DE TODOS. POR ISSO AMIGUINHOS VAMOS FICAR ATENTOS AOS MOTORISTAS DA NOSSA FAMÍLIA.

Recursos Complementares:
Aulas preparadas em slides (power point) com textos, imagens da Turma da Mônica e histórias em gibis projetadas em telão para maior fixação do conteúdo.

 Avaliação:
Os alunos serão avaliados a cada etapa da atividade, considerando a participação no grupo e engajamento. Para finalizar será elaborado um jogo de percurso gigante, onde os próprios alunos serão utilizados como peças do jogo (peões), as cores: vermelho, amarelo e verde servirão de indicativos para prosseguir, permanecer ou retroceder após cada jogada, o jogo dos dados definirão quantas casas avançar ou retroceder.

3.4 RELATO DOS PROJETOS
O Projeto sobre o Trânsito foi desenvolvido com muita tranquilidade, houve interação e compartilhamento em todas as etapas, principalmente no momento de confeccionarmos o tabuleiro gigante para o jogo de percurso.
O fato de os alunos serem os protagonistas do jogo (peões) motivou-os a aprendizagem dos sinais, regras e leis de trânsito.

3.5 Reflexão acerca do conceito de currículo e processo e integração de tecnologias ao currículo
Bem, pra inicio de conversa (reflexão compartilhada) quero dizer que meu pensamento a respeito do que venha ser “currículo”, parte do principio (penso que comum) de que haja algo de importante (valoroso  mesmo)  a ser ensinado e, para tanto, necessita ser sistematizado de maneira clara, objetiva, conscienciosa e, sobretudo, contextualizada com o tempo real (flexível e em constantes transformações).
Sobre essa linha de pensamento  defino currículo como sendo um grande projeto que esboça os objetivos da educação escolar e propõe um plano de ação adequado para consecução dos ditos objetivos. Supõe selecionar, de tudo aquilo que é possível ensinar, o que vai se ensinar num entorno educativo concreto, considerando o quê, como ensinar, quando ensinar, e o quê, como e quando avaliar.
Creio que o uso das tecnologias contribui significativamente para o desenvolvimento do currículo, entendendo por tecnologia toda “ferramenta que auxilia na busca do conhecimento” e que durante toda história da humanidade teve papel fundamental para evolução do conhecimento.
O grande desafio é integrar tais ferramentas ao processo de ensino-aprendizagem sem correr o risco de torná-la vazia e infrutuosa, posto que ainda desenvolvemos uma pratica pedagógica “tradicionalmente construtivista”  e nos distanciamos cada vez mais da proposta central curricular, qual seja, promover uma ambiente de livre expressão e aberto às inovações.
Sendo assim, para desenvolver projetos no âmbito do currículo há que se considerar, primeiramente e atentamente, os desejos, as motivações e as necessidades da comunidade escolar, para posteriormente sistematizar os caminhos possíveis de serem trilhados, numa via de  mão dupla, no qual professor e aluno ao interagirem com o objeto de pesquisa constroem, compartilhadamente, um novo conhecimento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário