Atividade 2.2 Experiência de Navegar
Ao pesquisar na internet o conceito de hipertexto obtive aproximadamente 217.000 páginas listadas, indicando assim, a expressiva quantidade de idéias, opiniões e conceitos sobre o tema.
A navegação na procura das informações requeridas foram tranqüilas, uma vez que já conhecíamos os mecanismos de busca na internet.
Para cada site pesquisado um conceito expresso, porem na essência todos eles ressaltam que a intertextualidade – carro chefe desta ferramenta, e contribui para com a velocidade, precisão dinamismo, acessibilidade, organização, entre outros benefícios, para difusão do conhecimento.
Atividade 2.3 Conceituando Hipertexto Individualmente
A utilização dos “Hipertextos” como ferramentas metodológicas do processo de ensino-aprendizagem não só possibilita a realização de tarefas orientadas, ligadas a contextos formais de ensino, mas favorece o enriquecimento individual e coletivo, pois possibilita aos seus usuários o exercício de um alto grau de autonomia e contribui para com a elaboração de estratégias que instiguem novas descobertas. Dessa forma, as novas descobertas associadas às experiências anteriores, valorizam o conhecimento historicamente construído re-significando-os e contextualizando-os na perspectiva de um novo olhar, qual seja, o olhar requerido pela sociedade do conhecimento.
Atividade 2.4 Conceituando hipertexto coletivamente
Comentando o trabalho do Marcos Coene
A idéia de hipertexto não é de hoje, nem surgiu com a Internet. Ele já se manifestava em séculos passados, desde a Idade Média, e mesmo assim, até hoje desempenha um papel fundamental dentro desta sociedade que cresce em forma de rede e que gira em torno da informação.
Utilizando o hipertexto em sala de aula com certeza teremos a diversificação das aulas maçantes em que o aluno apenas ouve o professor e aceita suas informações/explicações como única e possível fonte da verdade. Mas esse instrumento, quando utilizado em sala de aula, precisa ser empregado de maneira adequada, tendo claros os objetivos que se quer alcançar.
Dessa forma, o hipertexto se torna mais um recurso pedagógico possível ao ensino/aprendizagem, mudando as relações dentro do espaço da sala de aula.
Atividade 2.6 Planejando Atividade com Hipertexto
Atividade 2.7 Execução de Planejamento
Atividade 2.8 Analise dos Trabalhos dos Colegas
Analisando o trabalho de Ana Claudia - Expressionismo, observei que houve a preocupação em utilizar o uso das tecnologias como ferramenta metodológica. Desta forma, possibilitou que os alunos orientassem a pesquisa de forma clara e precisa, favorecendo a construção de um novo olhar para as ferramentas e o enriquecimento de experiências virtuais. Parabéns pela sua aula.
Atividade 2.9 Poster
Atividades 2.10 e 2.11
O uso da wikipédia e do wikcionário é riquíssimo de possibilidades, uma vez que ambos são abertos ás contribuições, permitindo o enriquecimento dos conhecimentos de forma responsável, critica e globalizada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário